00351 961 616 470 info@ecogrowing.pt

Microvegetais, Microgreens, Brotes ou Brotos?

É tudo o mesmo!!! É tudo delicioso e saudável.

Os microvegetais são rebentos de sementes vegetais germinados e colhidos na sua fase inicial de crescimento, trata-se da fase mais nutritiva, são ricos em vitaminas, aminoácidos, enzimas, clorofila e antioxidantes, produzido de forma biológica e sustentável.

Os microvegetais podem fornecer uma variedade de sabores, tais como o doce e o picante. Também são conhecidos pelas suas variadas cores e texturas e são óptimos para decoração de pratos ou para serem consumidos em saladas, sopas, sandes e batidos.

 

Os microvegetais são produzidos a partir de vários tipos de vegetais, ervas ou outras plantas. Podem atingir entre 3 a 10cm desde o caule e até as folhas dependendo da variedade escolhida. Os microvegetais têm apenas um único caule central cujo corte deve ser feito logo acima da linha do solo durante a colheita.

No seu processo de crescimento, os microvegetais desenvolvem folhas de cotilédone que se caracterizam por folhas verdadeiramente pequenas e parcialmente desenvolvidas. 

São estruturalmente diferentes das outras folhas, uma vez que cumprem uma função especial para a subsistência deste ser vivo, contribuindo com as suas reservas de nutrientes para alimentar a embrião vegetal em desenvolvimento dentro da semente, enquanto esta não conseguir produzir a quantidade suficiente de nutrientes através da fotossíntese.

O tempo médio de colheita para a maioria dos microvegetais varia entre 7 a 14 dias após terem sido semeados.  

No início de 2014 foram publicados vários estudos que identificam o teor nutricional e a vida útil dos microvegetais. Vinte e cinco variedades foram testadas e os principais nutrientes medidos foram o ácido ascórbico (vitamina C), tocoferóis (vitamina E), filoquinona (vitamina K1) e betacaroteno (um precursor de vitamina A), além de outros carotenoides relacionados com os cotilédones.

Os cientistas da ARS – Agricultural Research Service analisaram os principais nutrientes de 25 variedades diferentes de microvegetais e descobriram que os microvegetais de repolho vermelho apresentavam as maiores concentrações de vitamina C. Os microvegetais contêm níveis consideravelmente maiores de vitaminas e carotenóides – cerca de cinco vezes mais do que os equivalentes da planta crescida.

Podemos cultivar os microvegetais (microgreens) de várias formas:

Bandeja de Germinação apenas com água (sem solo)

Substrato (ex. fibra de coco) e outros.

Em pote de vidro (como germinados)

Conheça a nossa gama de sementes 100% biológicas, especialmente desenvolvidas para um público moderno e urbano cada vez mais se preocupado com a sua saúde.

A Ecogrowing dispõe atualmente de 24 variedades de sementes bio para poder produzir os seus Microvegetais/Germinados em sua casa, sem problemas. Descubra sabores autênticos, cada um com a sua particularidade, graças às suas propriedades e nutrientes essenciais, são muito procurados na cozinha moderna.

Através dos consumos destas sementes terá um maior cuidado com a sua alimentação, garantindo uma dieta nutricional e o bem-estar de toda a família.

Ao clicar obtenha toda a informação acerca de cada semente e indicações de germinação.

Alfalfa / Chia / Quinoa / Agrião / Bróculos / Manjericão / Ervilha / Lombarda / Coentros /Trevo Vermelho / Soja Verde / Cebola / 

Lentilhas / Girassol / Mix Vitalidade / Feno-Grego / Erva Doce / Alho Francês / Rabanito Sango / Rabanete Preto / 

Mostarda Branca / Milho Miudo / Grão de Bico / Trigo / Cebolinho Chinês / Rúcula / Mix Sementes (Grão, Lentilhas, Feno-Grego)

Kit Vitaminico (inclui bandeja germinadora) / Kit Energético (inclui bandeja germinadora).

A maior gama de sementes para microgreens de Portugal. Agora também com venda a granel de uma variedade de 60 sementes Biológicas.

Consulte a nossa variedade de sementes bio | venda a granel, descarregar aqui

Organizamos, no Algarve, workshops em produção de Microvegetais e Germinados biológicos de forma a tornar o cultivo deste superalimento uma brincadeira de crianças.
Qualquer questão que não encontre aqui relacionada com Microvegetais, por favor não hesite em contactar-nos.
Marque um dos nossos Workshops gratuitos em como produzir microvegetais em casa.