+351 961 616 470 info@ecogrowing.pt
Escolha uma Página

Microvegetais, Germinados ou Brotos?

É tudo o mesmo!!! É tudo delicioso e saudável.

Os microvegetais são rebentos de sementes vegetais germinados e colhidos na sua fase inicial de crescimento, trata-se da fase mais nutritiva, são ricos em vitaminas, aminoácidos, enzimas, clorofila e antioxidantes, produzido de forma biológica e sustentável.

Os microvegetais podem fornecer uma variedade de sabores, tais como o doce e o picante. Também são conhecidos pelas suas variadas cores e texturas e são óptimos para decoração de pratos ou para serem consumidos em saladas, sopas, sandes e batidos.

Os Microvegetais são uma forte tendência tendo em conta o seu alto valor nutricional.

Cultivar este super alimento está ao alcance de todos é muito fácil e mais barato do que possa imaginar.

Os Microvegetais já não são vistos pelos chefes de alta cozinha como uma simples decoração de prato mas sim como um alimento altamente nutritivo.

Recentes estudos comprovam que nesta fase de crescimento (germinados, microvegetais) conseguimos receber nutrientes, vitaminas e antioxidantes até 40 vezes mais concentrados que na fase madura.

Existem diferenças entre o Broto ou Germinado e os Microvegetais:

Os Brotos/Germinados são a primeira fase (germinação), neste caso o crescimento é geralmente apenas com água, não precisa de luz solar e está pronto a consumir entre 3 a 5 dias.

A segunda fase de crescimento dá lugar ao Microvegetal, pode ser cultivado em solo, fibras naturais e em hidroponia. Dependendo da estirpe da semente o crescimento varia entre 7 a 21 dias.

Os microvegetais são produzidos a partir de vários tipos de vegetais, ervas ou outras plantas. Podem atingir entre 3 a 15 cm desde o caule e até as folhas dependendo da variedade escolhida. Os microvegetais têm apenas um único caule central cujo corte deve ser feito logo acima da linha do solo durante a colheita.

No seu processo de crescimento, os microvegetais desenvolvem folhas de cotilédone que se caracterizam por folhas verdadeiramente pequenas e parcialmente desenvolvidas. 

São estruturalmente diferentes das outras folhas, uma vez que cumprem uma função especial para a subsistência deste ser vivo, contribuindo com as suas reservas de nutrientes para alimentar a embrião vegetal em desenvolvimento dentro da semente, enquanto esta não conseguir produzir a quantidade suficiente de nutrientes através da fotossíntese.

No início de 2014 foram publicados vários estudos que identificam o teor nutricional e a vida útil dos microvegetais. Vinte e cinco variedades foram testadas e os principais nutrientes medidos foram o ácido ascórbico (vitamina C), tocoferóis (vitamina E), filoquinona (vitamina K1) e betacaroteno (um precursor de vitamina A), além de outros carotenoides relacionados com os cotilédones.

Os cientistas da ARS – Agricultural Research Service analisaram os principais nutrientes de 25 variedades diferentes de microvegetais e descobriram que os microvegetais de repolho vermelho apresentavam as maiores concentrações de vitamina C. Os microvegetais contêm níveis consideravelmente maiores de vitaminas e carotenóides – cerca de cinco vezes mais do que os equivalentes da planta crescida.

Actuam na prevenção de várias doenças tais como, diabetes, cardiovascular, alzheimer, obesidade e reduz o risco de vários tipos de cancro.

Podemos cultivar os microvegetais em pequenos espaços de várias formas: 

Bandeja de Germinação apenas com água (sem solo) 

Substrato – Fibra de coco, perlite e húmus minhoca, tapetes de crescimento em fibras naturais, tapetes de cânhamo, tapetes de coco e tapetes de celulose, disponiveis na nossa loja on-line.

Conheça a nossa gama de sementes 100% orgânicas, especialmente desenvolvidas para um público moderno e urbano cada vez mais se preocupado com a sua saúde.

A Ecogrowing dispõe atualmente de 115 variedades de sementes orgânicas para poder produzir os seus Microvegetais/Germinados, sem problemas. Descubra sabores autênticos, cada um com a sua particularidade, graças às propriedades e nutrientes essenciais, são muito procurados na cozinha moderna.

Pretende ser produtor? Peça o Guia de Cultivo que preparámos para si. Este Guia de Cultivo aborda todas as questões relacionados com o cultivo de microvegetaisContacte-nos

Consulte a nossa variedade de sementes orgânicas descarregar aqui.

Através dos consumos destas sementes orgânicas terá um maior cuidado com a sua alimentação, garantindo uma dieta nutricional e o bem-estar de toda a família. 

Consulte a lista de sementes que dispomos permanentemente em stock, basta clicar nas seguintes sementes: 

Alfalfa Kangaroo  ⇒ Agrião Brócolos Raabs ⇒  Brócolos Calabrese

Ervilha Verde Amaranto Vermelho ⇒ Acelga Red

Beterraba Red Lady Coentros GreenCoentros Split ⇒ Trevo Vermelho ⇒ Lentilhas ⇒ Pak Shoi ⇒ Manjericão ⇒

Girassol ⇒ Alho Françês  ⇒ Rabanete VulcanoRabanete China Rose ⇒ Rabanete Daikon ⇒ Mostarda Amarela

  Mostarda Red Wheatgrass ⇒ Rúcula Glamour Mizuna Trigo Sarraceno ⇒ Espinafre Endro ⇒ Cenoura 

Couve Black ⇒ Aipo Feijão Mungo ⇒ Cebola Kohlrabi Red ⇒ Borragem Turnip Funcho

Sorrel Red VeinedShiso RedLemon Balm ⇒ Nasturtium

Pop Corn Chia  Feno-Grego

entre outras

Organizamos workshops de forma a tornar o cultivo deste superalimento uma brincadeira de crianças.

Qualquer questão que não encontre aqui relacionada com Microvegetais, por favor não hesite em contactar-nos.

Marque um dos nossos Workshops como produzir microvegetais.